Ícone do site Contabilize

Veja as opções de contrato social para pequenas e médias empresas

Imagem Blog Dpg 103 (1) - Quero montar uma empresa

Atualizado em maio de 2023

Contrato social: confira as opções e suas vantagens e desvantagens

Saiba quais são os tipos de contrato social para a sua pequena e média empresa e veja as vantagens e desvantagens para escolher bem.

Este artigo foi elaborado para ajudá-lo a entender os principais pontos que devem ser considerados na elaboração do contrato social para a sua pequena ou média empresa. 

A seguir, apresentamos algumas dicas para que você possa começar a estruturar o seu documento, assim como as vantagens e desvantagens que cada um oferece, para que você possa escolher corretamente.

Veja agora!

Conheça os tipos de contrato social, suas vantagens e desvantagens

Antes, vamos entender o que é o contrato social. Trata-se de um documento fundamental para a abertura de uma empresa. 

Ele define as relações formais entre os sócios, incluindo as condições de funcionamento da empresa, as atividades, a participação na empresa, o administrador, a divisão de lucros e outras informações. 

É essencial que o documento seja bem elaborado e escolhido conforme as características da empresa, pois a sua elaboração é essencial para o funcionamento da organização.

Veja os principais tipos:

Empresário Individual (EI)

O Empresário Individual deve elaborar o Requerimento de Empresário, que é uma opção de Contrato Social para quem deseja empreender sozinho. Nessa modalidade, o proprietário opera de forma independente. 

As principais vantagens do EI são a simplicidade na abertura da empresa e a facilidade na gestão, pois não há necessidade de prestação de contas a outros sócios. 

Por outro lado, as principais desvantagens são a falta de separação entre o patrimônio pessoal e empresarial, o que pode expor o empresário a riscos financeiros, e a limitação do crescimento da empresa, uma vez que é restrita à atuação individual do proprietário.

Sociedade Limitada (LTDA)

A Sociedade Limitada é uma opção de contrato social para quem deseja ter sócios e limitar a responsabilidade ao capital social da empresa. Essa já é a principal vantagem do modelo.

Nessa modalidade, o contrato social deve descrever as informações essenciais para cada sócio, implicando na abertura e continuidade segura da empresa. 

As principais vantagens da LTDA são a flexibilidade na gestão, a possibilidade de ter mais de um sócio, a proteção do patrimônio pessoal dos sócios e o estímulo ao investimento externo. 

Por outro lado, as principais desvantagens são a complexidade na abertura da empresa, a necessidade de acordo entre os sócios e a obrigatoriedade de cumprir as regras legais e fiscais com maior burocracia.

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A Sociedade Limitada Unipessoal é uma opção de contrato social para quem deseja ter uma empresa sem sócios. Aqui é necessário ter um contrato social que descreva a estrutura de propriedade e gestão, além das responsabilidades e obrigações do fundador.

As principais vantagens da SLU são a proteção do patrimônio pessoal do fundador, a simplicidade na gestão e a possibilidade de crescimento da empresa, além, é claro, da flexibilidade de escolha do modelo de sociedade.

Há desvantagens mínimas para a SLU, pois ela foi criada para simplificar e agilizar o processo de legalização de uma empresa.

Como elaborar corretamente um contrato social para a sua empresa?

O contrato social deve descrever detalhadamente quem são os sócios e quais são as suas responsabilidades dentro da empresa. Além disso, é importante definir qual será a participação de cada um nos lucros e nas decisões estratégicas.

Esse documento também deve apresentar como será a estrutura de gestão da empresa, incluindo o papel do administrador, suas responsabilidades e poderes. Ele também deve descrever detalhadamente as atividades que a empresa irá desenvolver, incluindo as suas limitações e restrições.

Além disso, deve estabelecer as regras para entrada e saída de sócios, assim como as obrigações e responsabilidades da empresa e dos sócios em relação às questões legais, fiscais e trabalhistas.

Outras cláusulas também são necessárias. Para entender as necessidades da sua empresa, é necessário estudar o tipo de empresa. 

O apoio de um especialista pode facilitar esse processo!

Lembre-se de que a elaboração do contrato social é um processo importante e deve ser feito com cuidado e atenção aos detalhes. 

Se necessário, procure ajuda especializada para garantir que o seu documento esteja correto e adequado às necessidades da sua empresa.

Se você está precisando desse respaldo, pode contar com o nosso apoio.

Fale com um de nossos profissionais e saiba como podemos te ajudar a elaborar de forma certa o contrato social mais adequado para a sua empresa.

Fonte: Abrir Empresa Simples

PRESSIONE AQUI PARA FALAR COM UM ESPECIALISTA E ELABORE SEU CONTRATO SOCIAL SEM ERROS!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile